Por Clotildes Farias de Souza (SEED-SE/UFS) | ID: https://orcid.org/0000-0002-9397-0254. Neste artigo, analisamos a literatura historiográfica especializada sobre Ligas contra o analfabetismo e, ao final, sintetizamos os entraves que a tradição da Historiografia educacional brasileira impõe à interpretação histórica. Também apresentamos uma alternativa teórica que sustenta a perspectiva liberal experimentada nas referidas instituições. (Palavras-chave: Ligas contra…
Clotildes Farias de Souza (SEDUC-SE/UFS)
Clotildes Farias de Souza é doutora e mestre em Educação e licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), coordenadora de Educação a Distância, Formação e Tecnologias Educacionais do Centro de Formação (Cefor) da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe (Seduc/SE). É estudiosa da alfabetização e suas tecnologias, das associações educacionais, com ênfase na história da educação. Entre outros textos, publicou: “Representações do associativismo voluntário na Historiografia educacional brasileira” e “Ação latino-americana de informação e alfabetização -Brasil: o projeto de educação de jovens e adultos da Igreja Assembleia de Deus em Sergipe – 2006 a 2008”. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2935323860855582; ID: https://orcid.org/0000-0002-9397-0254; E-mail: clotildesfs@gmail.com.