Resumo: Teoria e Formação do Historiador, de Jose D’Assunção Barros, é uma breve introdução aos estudos da disciplina e do campo da Teoria da História, destinada a funcionar como texto propedêutico ao preparo dos profissionais da área da História. É produto de um artigo incluído em obra autoral, anterior, mais vasta e mais aprofundada, intitulada...
Elemi Santos (SEED-BA/UFS)
Elemi Santos é professora do Colégio Municipal Professora Maria Verônica Matos do Nascimento, no município de Antas (BA) e do Centro Educacional Professora Maria Ferreira da Silva, no município de Nova Soure (BA) e aluna do Mestrado em Ensino de História da Universidade Federal de Sergipe. Publicou "O digital no ensino – Resenha de Ensino de História e Historiografia escolar digital, de Marcella Albaine Farias da Costa" (2022). ID LATTES: http://lattes.cnpq.br/7957222155239656; ID ORCID: https://orcid.org/orcid=0000-0003-0744-7908; Instagram: prof.elemi; e-mail: elemisantos1@gmail.com.
Resenhas publicadas em Crítica Historiográfica
Profissionalização histórica – Resenha de Elemi Santos (SEED-BA/UFS) sobre “Teoria e Formação do Historiador”, de José D’Assunção Barros
O digital no ensino – Resenha de “Ensino de História e Historiografia escolar digital”, de Marcella Albaine Farias da Costa
Resenhado por Viviane Andrade Passos (SEMED-NSG/UFS), Johnny Gomes (SEED-AL/UFS), Elemi Santos (SEED-BA/UFS), Douglas Silva (SEED-SE/UFS) | 29 abril 2022. Ensino de História e Historiografia escolar digital, de Marcella Albaine Farias da Costa, como explicitado no título, discute a relação entre os fenômenos da Historiografia escolar digital e a prática do Ensino de História em escolas…