Giuseppe Roncalli Ponce Leon de Oliveira (UFRPE)

Pós-Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em História Social do Departamento de História da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH/USP. Atualmente é Professor Substituto do curso de História da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UAEADTec/UFRPE. Desenvolve pesquisas no campo dos estudos de gênero, cultura-popular-nordestina, correspondências, modernismo e regionalismo-tradicionalista-nordestino, com ênfase na obra de Luís da Câmara Cascudo, Mário de Andrade, Joaquim Inojosa, José Américo de Almeida e Gilberto Freyre. É membro dos grupos de pesquisa Estudos Culturais e Educação Intergeracional, Patrimonial e Ambiental na Paraíba: estudos rurais e urbanos. É autor dos livros Luís da Câmara Cascudo e a invenção do “feminino” na “cultura-popular-nordestina” (1938-1977) (2009), Correspondência Modernista e Regionalista de Luís da Câmara Cascudo (1922-1984). (2019) e “ ‘Contribuir al descubrimiento de inúmeros literatos brasileños cuya importante obra es aqui desconocida’: modernismo, vanguarda e mediações culturais nas cartas de Luis Emilio Soto a Luís da Câmara Cascudo (1923-1925)”. ID LATTES: http://lattes.cnpq.br/3049179956990311; ID ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0374-3355; Instagram: @giuseppeponceleon; E-mail: giuseppedeoliveira9@gmail.com.

 

Trabalhos publicados em Crítica Historiográfica

Livro enciclopédico sobre a Semana de Arte Moderna de 1922 – Resenha de Giuseppe Roncalli Ponce Leon de Oliveira (UFRPE) sobre “Modernismos: 1922-2022″, organizado por Gênese Andrade


Resumo: O lançamento de Modernismos: 1922-2022, organizado por Gênese Andrade, ganhou destaque ao mesmo tempo em que jornais do Rio de Janeiro e São Paulo traziam a "Semana de Arte Moderna" em suas capas. Este livro faz parte de um projeto grandioso da editora Companhia das Letras, chamado "Modernismos: 1922-2022", que parece ter sido criado...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisa/Search

Alertas/Alerts

Giuseppe Roncalli Ponce Leon de Oliveira (UFRPE)

Pós-Doutor em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em História Social do Departamento de História da Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo - FFLCH/USP. Atualmente é Professor Substituto do curso de História da Unidade Acadêmica de Educação a Distância e Tecnologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco - UAEADTec/UFRPE. Desenvolve pesquisas no campo dos estudos de gênero, cultura-popular-nordestina, correspondências, modernismo e regionalismo-tradicionalista-nordestino, com ênfase na obra de Luís da Câmara Cascudo, Mário de Andrade, Joaquim Inojosa, José Américo de Almeida e Gilberto Freyre. É membro dos grupos de pesquisa Estudos Culturais e Educação Intergeracional, Patrimonial e Ambiental na Paraíba: estudos rurais e urbanos. É autor dos livros Luís da Câmara Cascudo e a invenção do “feminino” na “cultura-popular-nordestina” (1938-1977) (2009), Correspondência Modernista e Regionalista de Luís da Câmara Cascudo (1922-1984). (2019) e “ ‘Contribuir al descubrimiento de inúmeros literatos brasileños cuya importante obra es aqui desconocida’: modernismo, vanguarda e mediações culturais nas cartas de Luis Emilio Soto a Luís da Câmara Cascudo (1923-1925)”. ID LATTES: http://lattes.cnpq.br/3049179956990311; ID ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0374-3355; Instagram: @giuseppeponceleon; E-mail: giuseppedeoliveira9@gmail.com.

 

Trabalhos publicados em Crítica Historiográfica

Livro enciclopédico sobre a Semana de Arte Moderna de 1922 – Resenha de Giuseppe Roncalli Ponce Leon de Oliveira (UFRPE) sobre “Modernismos: 1922-2022″, organizado por Gênese Andrade


Resumo: O lançamento de Modernismos: 1922-2022, organizado por Gênese Andrade, ganhou destaque ao mesmo tempo em que jornais do Rio de Janeiro e São Paulo traziam a "Semana de Arte Moderna" em suas capas. Este livro faz parte de um projeto grandioso da editora Companhia das Letras, chamado "Modernismos: 1922-2022", que parece ter sido criado...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Resenhistas

Privacidade

Ao se inscrever nesta lista de e-mails, você estará sujeito à nossa política de privacidade.

Acesso livre

Crítica Historiográfica não cobra taxas para submissão, publicação ou uso dos artigos. Os leitores podem baixar, copiar, distribuir, imprimir os textos para fins não comerciais, desde que citem a fonte.

Foco e escopo

Publicamos resenhas de livros e de dossiês de artigos de revistas acadêmicas que tratem da reflexão, investigação, comunicação e/ou consumo da escrita da História. Saiba mais sobre o único periódico de História inteiramente dedicado à Crítica em formato resenha.

Corpo editorial

Somos professore(a)s do ensino superior brasileiro, especializado(a)s em mais de duas dezenas de áreas relacionadas à reflexão, produção e usos da História. Faça parte dessa equipe.

Submissões

As resenhas devem expressar avaliações de livros ou de dossiês de revistas acadêmicas autodesignadas como "de História". Conheça as normas e envie-nos o seu texto.

Pesquisa


Enviar mensagem de WhatsApp