Resumo: "História do Negro Brasileiro", escrito por Clóvis Moura, investiga a influência do povo negro na construção do Brasil, enfatizando sua luta desde a época da escravidão até a busca por reconhecimento como cidadãos. Embora a obra tenha recebido críticas sobre contradições e generalizações, seu valor reside em destacar a importância histórica do povo negro...
Itamar Freitas (UFS)
Doutor em História (UFRGS) e em Educação (PUC-SP), professor do Departamento de Educação e do Mestrado Profissional em História, da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Africanos, Povos Indígenas e Culturas Negras da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e editor do blog Resenha Crítica. Publicou, entre outros trabalhos, Uma introdução ao método histórico (2021) e "Objetividade histórica no Manual de Teoria da História de Roberto Pirgibe da Fonseca" (1903-1986) (2021). ID LATTES: http://lattes.cnpq.br/5606084251637102. ID ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0605-7214. Email: itamarfreitasufs@gmail.com.
Trabalhos publicados em Crítica Historiográfica
Identidades — Resenha de Itamar Freitas (UFS), sobre o livro “Negras(Os) da Guiné e de Angola: nações africanas, vivências e sociabilidades em Sergipe (1720–1835)”, de Joceneide Cunha dos Santos
Resumo: Negras(Os) da Guiné e de Angola: nações africanas, vivências e sociabilidades em Sergipe (1720–1835), escrito por Joceneide Cunha dos Santos, investiga identidades de homens e mulheres africanos, residentes em Sergipe, nos séculos XVII e XIX. A autora defende a tese de que os processos de identarização dessas pessoas dependia, entre outros fatores, dos ritos...
O método outra vez – Resenha de “Historicidade espectral: Teoria da história em tempos digitais”, de Ethan Kleinberg
Resenhado por Itamar Freitas (UFS) | ID Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0605-7214. Ethan Kleinberg é editor da revista History and Theory (Wesleyan University) e autor de Presence: Philosophy, History, and Cultural Theory for the Twenty-First Century (2013) e Haunting History: For a Deconstructive Approach to the Past (2017), dois livros-manuais sobre Teoria da História – disciplina. Em Historicidade espectral,…
Contra a mentira ? – Resenha de “Do Fake ao Fato: des(atualizando) Bolsonaro”, organizado por Bruna Klem, Mateus Pereira e Valdei Araújo
Resenhado por Itamar Freitas (UFS) | ID: https://orcid.org/0000-0002-0605-7214. Há três anos a editora Milfontes lançou o livro Do Fake ao Fato: (des)atualizando Bolsonaro, organizado por Bruna S. Klem, Mateus Henrique de Faria Pereira e Valdei Lopes de Araújo. Uma leitura sem uso do fígado e do coração, após a vitória do Bolsonaro em 2018, serve à avaliação…
As recentes direitas de um historiador – Resenha de “Las nuevas caras de la derecha”, de Enzo Traverso
Resenhado por Itamar Freitas (UFS) | ID: https://orcid.org/0000-0002-0605-7214. O que me levou a ler o livro de Enzo Traverso não foi apenas o título referente a esse dossiê de resenhas sobre “novas direitas”. O fato de ele ser um dos poucos historiadores de ofício a estudarem o fenômeno e de fazê-lo com ferramentas típicas de historiador…
Militares e ideologias – Resenha de “Os militares e a crise brasileira”, organizado por João Roberto Martins
Resenhado por Itamar Freitas (UFS) | ID: https://orcid.org/0000-0002-0605-7214. Em 2020, João Roberto Martins Filho publicou a segunda edição de O palácio e a caserna: a dinâmica militar das crises políticas na Ditadura (1964-1969), adaptação da sua tese de Doutorado em Ciência Política, orientada por Décio Saes e defendida em 1989. Nesse livro, manteve a proposição de…
Na zona de conforto – Resenha de “BNCC de História nos Estados: o futuro do presente”, de Angela R. Ferreira, Antonio S. de Almeida Neto, Caio F. F. Adan, Carlos A. L. Ferreira, Paul E. D. de Mello e Olavo P. Soares
Resenhado por Margarida Maria Dias de Oliveira (UFRN) | ID: https://orcid.org/0000-0002-8542-4173 e Itamar Freitas (UFS) | ID: https://orcid.org/0000-0002-0605-7214. No final do ano passado (2021), a Editora Fi lançou BNCC de História nos Estados: o futuro do presente, reunindo estudos de 25 autores, a maioria dos quais atua em programas de pós-graduação em História, Ensino de História e Educação….
O bairro de Tereza Cristina – Resenha de “Malinos, zuadentos, andejos e sibites: o Aribé nos anos 70 e 80”, de Tereza Cristina Cerqueira da Graça
Resenhado por Itamar Freitas (UFS) | ID: https://orcid.org/0000-0002-8542-4173. Alguns personagens malignos, barulhentos, errantes, atrevidos e habitantes do bairro Siqueira Campos, na cidade de Aracaju (SE) são o objeto do novo livro de Tereza Cristina Cerqueira da Graça. Essa é a mensagem, traduzida em português culto, que o pitoresco título quer transmitir. Trata-se de uma memória de…
Introdução ao estudo e à prática autobiográfica – Resenhas de “Écrire ses memóires: astuces et conseils pour transformer ses souvenirs en un livre”, de Marie -Gaëlle Le Perff, e “Aspectos teóricos de la autobiografia”, de Edgar Velásquez Rivera
Resenhado por Itamar Freitas (UFS) | ID ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0605-7214. Dois manuais recentes sobre a elaboração de autobiografias foram lançados em línguas francesa e espanhola com abordagens e destinatários diferenciados. Não apresentam inovações na área, mas vale a pena submetê-los à crítica como indicador da bibliografia circulante para o interessado na temática. Eles são: Écrire ses memóires: astuces…
Descolonizando a bibliografia – Resenha de “Ensino de História: fundamentos e métodos”, de Circe Maria Fernandes Bittencourt
Resenhado por Itamar Freitas (UFS) | ID Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0605-7214. English version available Ensino de História: fundamentos e métodos, escrito por Circe Bittencourt, é um livro que trata da atividade docente no Ensino Fundamental sob os pontos de vista histórico, epistemológico e metodológico (História e Pedagogia). Sua quinta edição foi lançada em 2018 e conserva o mesmo…
History Teaching: foundations and methods | Circe Maria Fernandes Bittencourt
Resenhado por Itamar Freitas (UFS) | ID Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0605-7214. Circe Bittencourt | Imagem: BM Comunicação Reviewed by Itamar Freitas and Margarida Maria Dias de Oliveira Ensino de História: fundamentos e métodos (History Teaching: foundations and methods), written by Circe Bittencourt, is a book that deals with the teaching activity in basic education from the historical,…
Definindo História Pública – resenha de “Public History and School: International Perspectives”, de Marko Demantowsky
Resenhado por Itamar Freitas (UFS) | ID Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0605-7214. Em Public History and Scholl Marko Demantowsky discute a relação entre o campo acadêmico (História Pública) e a instituição socializadora (Escola) a partir de uma premissa conhecida de todos nós: a escola pública foi criada no século XVIII para servir à construção da identidade nacional, e as…
A fabricação do projeto acadêmico – Resenha de “Práticas de pesquisa em história”, de Tania Regina de Luca
Tania Regina de Luca, professora do Departamento de História da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita, é conhecida historiadora da imprensa nacional e estrangeira. No livro Práticas de pesquisa em história (2020), parte da sua experiência de pesquisadora é compartilhada, “especialmente”, com “estudantes de graduação”. Trata-se de um clássico livro propedêutico de investigação histórica e…
Marc Bloch fala de Teoria – Resenha de “Que pedir aos historiadores?”, de Marc Bloch
Que pedir aos historiadores? é um livro que reúne onze textos de Marc Bloch (1886-1944), organizados por Julio Bentivoglio e Josemar Machado de Oliveira e publicado pela Editora Milfontes (2019). Não é mais uma coletânea de discursos propedêuticos. É, simplesmente, a coletânea do teórico da História mais citado no Brasil. Ela chega quando a História…