Séc. 20-21

Resenhado por Margarida Maria Dias de Oliveira (UFRN) | ID: https://orcid.org/0000-0002-8542-4173 e Itamar Freitas (UFS) | ID: https://orcid.org/0000-0002-0605-7214. No final do ano passado (2021), a Editora Fi lançou BNCC de História nos Estados: o futuro do presente, reunindo estudos de 25 autores, a maioria dos quais atua em programas de pós-graduação em História, Ensino de História e Educação.

Na zona de conforto – Resenha de “BNCC de História nos Estados: o futuro do presente”, de Angela R. Ferreira, Antonio S. de Almeida Neto, Caio F. F. Adan, Carlos A. L. Ferreira, Paul E. D. de Mello e Olavo P. Soares Read More »

Resenhado por Tereza Cristina Cerqueira da Graça (IHGSE) | ID: https://orcid.org/0000-0001-8786-1951. O livro “AMABA: O esquecido círculo de cultura da Aracaju dos anos de 1980”, de Zezito Oliveira, foi lançado em 2021, contando com o apoio financeiro da Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe – FUNCAP, por meio  da Lei Aldir Blanc. Dividido

Associação de moradores do Bairro América – Resenha de “AMABA: O esquecido círculo de cultura da Aracaju dos anos de 1980”, de Zezito de Oliveira Read More »

Resenhado por Viviane Andrade Passos (SEMED-NSG/UFS) | ID: https://orcid.org/0000-0003-4077-3916. Un féminisme décolonial, [Um Feminismo Decolonial], de Françoise Vergés, reivindica uma teoria multidimensional do movimento feminista: antirracista, antipatriarcal, anticolonial e anticapitalista. O livro também tece críticas ao movimento feminista civilizatório. Apresentado inicialmente por Flávia Rios, no texto ‘Por um feminismo radical’, traduzido por Jamille Pinheiro Dias

Proposta crítica e multidimensional para um novo feminismo – Resenha de “Um Feminismo Decolonial”, de Françoise Vergès Read More »

Resenhado por Douglas Silva (SEED-SE/UFS) | ID: https://orcid.org/0000-0002-1036-2270. Manual Didático do professor de História: História local e Aprendizagem significativa, de Moisés Santos Reis Amaral, propõe metodologias ativas para o ensino de História com o uso das modernas tecnologias na educação básica a fim de aproximar o estudante e a atualidade e de envolvê-lo no processo de ensino-aprendizagem.

A escola do século XXI – Resenha de “Manual didático do professor de História: História local e Aprendizagem Significativa”, de Moisés Santos Reis Amaral Read More »

Resenhado por Haroldo Loguercio Carvalho (DH/UFRN) | ID: https://orcid.org/0000-0003-2418-7212. Os militares e a crise brasileira é uma obra escrita a muitas mãos como declara o seu apresentador e organizador, o cientista político, João Roberto Martins Filho. São pesquisadores das ciências sociais e humanas que destrincham, com análises e evidências consistentes, o emaranhado em que nos

De volta ao poder – Resenha de “Os militares e a crise brasileira” de João Roberto Martins Filho Read More »

Resenhado por Katty Cristina Lima Sá (G/Tempo/UFS) | ID: https://orcid.org/0000-0001-9855-317X. Alguns sobrenomes possuem uma grafia difícil de ser executada corretamente, sendo esse o caso de “Hobsbaum”, geralmente escrito com “u”, que designa o historiador Eric John Ernest Hobsbawm, inglês nascido na cidade de Alexandria em 1917, filho de pai britânico e mãe austríaca, ambos judeus.

Para conhecer Eric Hobsbawm – Resenha de “Eric Hobsbawm: uma vida na história”, de Richard Evans Read More »

Resenhado por Itamar Freitas (UFS) | ID Orcid: https://orcid.org/0000-0002-0605-7214. No Brasil, circulam, aproximadamente, 190 revistas autodesignadas (em seu foco e escopo) “de História” (Resenha Crítica, 2021). Um quinto desses periódicos explora questões e objetos escanteados pelos historiadores por formação inicial (graduados em História), como Direito, Educação, Ensino, Enfermagem, Esporte, Matemática e Medicina. Não é tanto por

A historicidade das ciências – Resenha de “Historiografia da Ciência na América do Sul: recepção, reflexão e produção (Argentina, Brasil e Uruguai)”, dossiê organizado por Mauro Condé Read More »

Resenhado por Tiago Santos Almeida (UnB) | 01 maio 2022. L’épistémologie historique. Histoire et méthodes (Paris: Éditions de la Sorbonne, 2019), organizado por Jean-François Braunstein e seus ex-alunos Iván Moya Diez e Matteo Vagelli, reúne algumas das comunicações apresentadas nas edições de 2015 e 2016 das Journées d’épistémologie historique. Mais ou menos no mesmo período,

O que pode a Epistemologia Histórica? Resenha de “L’épistémologie historique: Histoire et méthodes”, organizado por Jean-François Braunstein, Iván Moya Diez e Matteo Vagelli Read More »

Resenhado por Jandson Bernardo Soares (UFRN) | 30 abril 2022. Intitulada Conceitos elementares da Guerra Fria nos livros didáticos, a obra é resultado de um curso de especialização em Saberes e Práticas na Educação Básica, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CESBEP/UFRJ), em 2018, na qual são condensados questionamentos que emergiram das experiências de

O sentido das narrativas – Resenha de “Conceitos elementares da Guerra Fria nos livros didáticos”, de Leonardo de Carvalho Augusto Read More »

Resenhado por Viviane Andrade Passos (SEMED-NSG/UFS), Johnny Gomes (SEED-AL/UFS), Elemi Santos (SEED-BA/UFS), Douglas Silva (SEED-SE/UFS) | 29 abril 2022. Ensino de História e Historiografia escolar digital, de Marcella Albaine Farias da Costa, como explicitado no título, discute a relação entre os fenômenos da Historiografia escolar digital e a prática do Ensino de História em escolas

O digital no ensino – Resenha de “Ensino de História e Historiografia escolar digital”, de Marcella Albaine Farias da Costa Read More »

Resenhado por Jandson Bernardo Soares (UFRN) | ID ORCID: orcid.org/0000-0001-8195-5113. A obra “Maconha: os diversos aspectos, da história ao uso” (2021) é uma coletânea composta por 14 textos de divulgação científica, organizados por Luciana Saddi e Maria de Lourdes S. Zemel, ambas psicólogas com experiência no estudo da relação entre família e abuso de drogas, dentre

Quebrando tabus – Resenha de “Maconha: os diversos aspectos, da história ao uso”, de Luciana Saddi e Maria de Lurdes de Souza Zemel Read More »

Resenhado por Itamar Freitas (UFS) | ID ORCID: https://orcid.org/0000-0002-0605-7214. Dois manuais recentes sobre a elaboração de autobiografias foram lançados em línguas francesa e espanhola com abordagens e destinatários diferenciados. Não apresentam inovações  na área, mas vale a pena submetê-los à crítica como indicador da bibliografia circulante para o interessado na temática. Eles são: Écrire ses memóires: astuces

Introdução ao estudo e à prática autobiográfica – Resenhas de “Écrire ses memóires: astuces et conseils pour transformer ses souvenirs en un livre”, de Marie -Gaëlle Le Perff, e “Aspectos teóricos de la autobiografia”, de Edgar Velásquez Rivera Read More »

Resenhado por Rafael Fiedoruk Quinzani (UFRN) | ID ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2332-6877. O dossiê “Ensino de História, livro didático e formação docente” foi lançado pela Revista Escritas do Tempo (n. 2, v. 5, 2020)  sob a organização de Erinaldo Vicente Cavalcanti e Helenice Aparecida Rocha. Aqui, refletimos sobre a contribuição desse conjunto de textos para as análises

Contexto, conteúdo e diálogos transversais – Resenha do dossiê “Ensino de História, livro didático e formação docente”, organizado por Erinaldo Vicente Cavalcanti e Helenice Aparecida Rocha Read More »