Pretitudes e branquitudes em cena – Resenha de Hudson Cláudio Neres Lima (UFF) sobre o livro “Entre o lundu, a ária e a aleluia: música, teatro e história nas comédias de Luiz Carlos Martins Penna (1833-1846)”, de Luiz Costa-Lima Neto
Resumo: Entre o lundu, a ária e a aleluia: música, teatro e história nas comédias de Luiz Carlos Martins Penna (1833-1846)”, de Luiz Costa-Lima Neto, analisa a intersecção de música, teatro e história no século XIX. Denso em conteúdo, a obra é elogiada por sua pesquisa meticulosa.
Palavras-chave: Luis Carlos Martins Penna; história da música; história do teatro.
O livro Entre o lundu, a ária e a aleluia: música, teatro e história nas comédias de Luiz Carlos Martins Penna (1833-1846), lançado pela editora Folha Seca (2018), é uma obra originária de tese homônima que discute o universo teatral e musical do século XIX no Brasil. Com uma abordagem interdisciplinar, o autor se dedica à pesquisa da dramaturgia musical de doze comédias escritas por Martins Penna, um dramaturgo brasileiro conhecido por suas “comédias de costumes” e “teatro musicado”. O livro tem por objetivo avaliar os significados múltiplos que as menções musicais inseridas nos textos das comédias e as performances teatrais adquiriram. Para tal, enfatiza a construção de um panorama das influências musicais que permeiam suas obras, englobando desde gêneros afro-brasileiros até ópera italiana, passando por música popular urbana, modinhas e canto gregoriano medieval. Martha Tupinambá de Ulhôa prefacia a obra e observa que a leitura do livro mostra como as comédias de Martins Penna estão interligadas à sua atuação como cidadão em defesa dos direitos dos coristas, atores e músicos da orquestra do Teatro de São Pedro e da defesa pela criação de Conservatórios de Música e Teatro como forma de abrir espaço para a inclusão social.
Luiz Costa-Lima Neto, nascido em 1964 no Rio de Janeiro, é professor de Música na Escola de Teatro Martins Pena desde 1993 e na Clínica Pomar desde 2006. Possui mestrado e doutorado em Musicologia. Sua carreira inclui participação em bandas, composições premiadas e reconhecimentos como o Prêmio CAPES e o Prêmio Francesco Maria Ruspoli. O livro é dividido em 5 capítulos.
A obra defende que a dramaturgia musical de Martins Penna foi influenciada tanto pela tipologia de papéis da tradição cômica do Ocidente quanto pelos repertórios atoriais dos artistas de sua época. O autor destaca que Martins Penna não apenas escrevia suas peças teatrais considerando quais atores e atrizes melhor interpretariam cada papel, mas também pensava na adaptação dos números musicais para os artistas que comporiam o elenco. Entendemos que essa abordagem se assemelha à composição de uma música para um intérprete específico, evidenciando a relação intrínseca entre o texto teatral e a performance musical.
Para comprovar essa hipótese, o autor utiliza um percurso metodológico que inclui duas partes principais e cinco capítulos. Na primeira parte, os capítulos I e II abordam, respectivamente, a “ópera da política” e a reelaboração criativa dos repertórios durante as performances teatrais.
O capítulo primeiro defende que os espetáculos nos teatros da capital faziam parte de uma intricada rede de relações que envolviam instituições governamentais, políticas e culturais ligadas ao governo imperial. Nesse contexto, o autor destaca as tensões e conflitos entre Martins Penna e a diretoria do Teatro de São Pedro de Alcântara, bem como com o Conservatório Dramático Brasileiro.
Já o capítulo segundo examina como os repertórios eram atualizados e criativamente reelaborados pelos artistas durante as performances teatrais, especialmente em “espetáculos em benefício”, nos quais o sucesso dependia da capacidade dos artistas em agradar ao público da época.
Na segunda parte do livro, os capítulos terceiro, quarto e quinto compõem um grande texto analítico no qual o autor explora as menções musicais e sonoras presentes nas comédias de Martins Penna. Ele investiga a procedência e as características dessas menções, relacionando-as ao contexto da época e analisando como se equivaliam ou se opunham dentro do sistema de relações entre comédia e música.
A conclusão do livro retoma as questões de estudo, respondendo às hipóteses e argumentos iniciais, e aponta para possíveis desdobramentos da pesquisa. O autor oferece uma síntese das principais descobertas e destaca a importância da relação entre música, teatro e história nas comédias de Martins Penna, reforçando a relevância de seu legado para o cenário teatral brasileiro do século XIX.
Transformar uma tese acadêmica em um livro comercial, sem monotonia para a leitura, é uma empreitada desafiadora, especialmente ao se preservar a profundidade analítica da obra original enquanto a torna acessível ao público em geral. Nesse contexto, a transição da pesquisa através da perspectiva crítica do autor sobre o tráfico negreiro e sua conexão com o administrador do Teatro São Pedro de Alcântara evidencia a necessidade de equilibrar rigor histórico com a capacidade de envolver leitores interessados. Explorar as interseções entre história, música e teatro em obras dessa envergadura pode, em alguns momentos, cansar o leitor(a).
Outrossim, destacamos que o livro fornece uma valiosa contribuição para a historiografia musical, contextualizando o período com informações sobre a exploração de trabalhadores africanos e a criação de subsídios para o campo da Música, concomitantes no período histórico abordado pelo autor. A análise das menções musicais e sonoras nas comédias é um dos pontos altos do trabalho, revelando a complexidade e a diversidade musical presentes na dramaturgia de Martins Penna. O autor investiga a procedência e as características dessas menções, relacionando-as ao contexto histórico e social da época. Ao fazê-lo, o trabalho investigativo se torna uma importante fonte para estudiosos interessados na história da música e do teatro brasileiro do século XIX.
Outro aspecto relevante da obra é a relação intrínseca entre a dramaturgia musical de Martins Penna e os repertórios dos artistas de sua época. O autor destaca como o dramaturgo não apenas imaginava os papéis dos atores e atrizes, mas também pensava na interpretação dos números musicais de cada comédia, de maneira semelhante a um compositor que cria uma música para um intérprete específico.
Essa abordagem contribui para a compreensão da relação entre música, teatro e história nas obras de Martins Penna. A conclusão do livro amarra as pontas da pesquisa, respondendo às questões de estudo e retomando as hipóteses e argumentos iniciais. Além disso, o epílogo oferece desdobramentos possíveis da pesquisa, estimulando futuros estudos sobre o tema.
Em resumo, o livro Entre o lundu, a ária e a aleluia: música, teatro e história nas comédias de Luiz Carlos Martins Penna (1833-1846) cumpre os objetivos anunciados. É, portanto, uma obra importante para estudiosos e interessados no teatro e na música brasileira do século XIX. Com uma pesquisa meticulosa e uma análise cuidadosa das fontes, o autor oferece uma visão abrangente do universo sonoro das comédias de Martins Penna, contextualizando-as e revelando as complexidades da dramaturgia musical do período. A riqueza dos detalhes, a abordagem interdisciplinar e a clareza na exposição tornam essa obra importante para os estudos teatrais e musicais no Brasil.
Sumário de Entre o lundu, a ária e a aleluia: música, teatro e história nas comédias de Luiz Carlos Martins Penna (1833-1846)
- Prefácio
- Prólogo
- Introdução
- 1. Contextualização
- 2. O grande teatro
- 3. Os artistas
- 4. Comédias e músicas selecionadas
- 5. Lundu
- 6. Ária
- 7. Aleluia
- Conclusão
- Epílogo
- Referências
- Bibliografia
- Periódicos
- URL links
- Manuscritos
- Partituras
- Vídeo documentário
- Anexo
- Índice
- Cronologia
Resenhista
Hudson Cláudio Neres Lima é doutor em Música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), violoncelista da Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pós-doutorando Universidade de São Paulo (USP). Autor dos trabalhos Entre Palcos, Ruas e Salões: Processos de Circularidade Cultural na Música dos Ranchos Carnavalescos do Rio de Janeiro (1890-1930); O trabalho de pesquisa sobre o trabalho musical: uma abordagem preliminar do encontro com o acervo do Sindicato dos Músicos do Estado do Rio de Janeiro; A hierarquia como método: equidade na produção da música de concerto, um relato etnográfico. ID LATTES: https://lattes.cnpq.br/3780941061225585; ID ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3609-5980 ; Site: www.hudsonnereslima.com.br; E-mail: hudsonnereslima@gmail.com.
Para citar esta resenha
COSTA-LIMA NETO, Luiz. Entre o lundu, a ária e a aleluia: música, teatro e história nas comédias de Luiz Carlos Martins Penna (1833-1846). Rio de Janeiro: Folha Seca, 2018. Resenha de: LIMA, Hudson Cláudio Neres. Pretitudes e branquitudes em cena. Crítica Historiográfica. Natal, v.4, n.17, maio/jun., 2024. Disponível em <https://www.criticahistoriografica.com.br/pretitudes-e-branquitudes-em-cena-resenha-de-hudson-claudio-neres-lima-sobre-o-livro-entre-o-lundu-a-aria-e-a-aleluia-musica-teatro-e-historia-nas-comedias-de-luiz-carlos-martins/>.
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