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Resumo: João Paulo Gama Oliveira, Lisiane Sias Manke e Magno Francisco de Jesus Santos organizaram a obra “Histórias do Ensino de História: projetos de nação, materiais didáticos e trajetórias docentes”. Esta coletânea reuniu trabalhos sobre a história ensinada no Brasil, no Ensino Primário, Secundário e Superior, nos séculos XIX e XX. Os textos analisam recursos didáticos e seus usos, as trajetórias dos docentes, os projetos para o ensinar História e as relações entre a legislação nacional, os currículos, e as práticas em sala de aula.

Palavras-chave: Ensino de História, História da Educação, Práticas Pedagógicas.

Abordagens da Docência Histórica – Resenha de Clivya Nobre (UFRN), sobre o livro “Histórias do Ensino de História: projetos de nação, materiais didáticos e trajetórias docentes”, organizado por João Paulo Gama Oliveira, Lisiane Sias Manke e Magno Francisco de Jesus Santos Read More »

Resumo: Este artigo de revisão analisa a teses e dissertações produzidas entr 2016 e 2022, no Brasil, que abordam a relação ensino de História e povos indígenas. O objetivo é identificar principais interesses, problemas e soluções apresentadas aos desafios impostos pela Lei 11.645/2008.

Palavras-chave: Lei 11.645/2008, Povos indígenas, Ensino de História.

A temática indígena em pauta: uma revisão de teses e dissertações produzidas entre 2016 e 2022 | Ana Karina Alecrim Moitinho (PPGEAFIN-Uneb/Embasa) Read More »

Resumo: A Moeda e a Lei: Uma história monetária brasileira, 1933–2013, é o mais novo livro dee Gustavo Franco. Trata-se de uma escrita do passado econômico brasileiro após a implementação da moeda fiduciária no país, que viveu a gênese tardia do Banco Central e passou por oito padrões financeiros.

Palavras-chave: História Econômica. Moeda. Economia Brasileira. Inflação.

Percursos Monetários Brasileiros — Resenha de Marcos Manoel Silva Severiano (URCA) sobre o livro “A Moeda e a Lei: Uma história monetária brasileira, 1933–2013”, de Gustavo Franco Read More »

Resumo: Comissão Nacional da Verdade: o último capítulo da justiça de transição no Brasil? foi escrito por Amanda Cataldo de Souza Tilio Santos com o objetivo de investigar a instituição, o funcionamento e os resultados  Comissão Nacional da Verdade (CNV) brasileira. A autora declara que a iniciativa resulta da organização de um corpo legal internacional em torno dos direitos humanos, entre as décadas 70 e 80 do século passado.

Palavras-chave: Comissão Nacional da Verdade, Justiça de Transição, Reparação.

Justo e verdadeiro — Resenha de Jandson Bernardo Soares (UFRN), sobre o livro “Comissão Nacional da Verdade: o último capítulo da justiça de transição no Brasil?”, de Amanda Cataldo de Souza Tilio Santos Read More »

Resumo: O “Dicionário do Ensino de História” aborda uma ampla gama de tópicos relacionados ao ensino de história, incluindo a história cronológica, temática e local, bem como métodos de ensino e aprendizagem, políticas curriculares e diretrizes, educação patrimonial e tecnologias emergentes. Outros temas incluem cultura histórica, códigos disciplinares, estereótipos, fontes e narrativas históricas. O livro também explora tópicos como mudança e permanência, consciência histórica, causa e consequência, e a progressão do conhecimento histórico. O volume inclui contribuições de uma ampla variedade de autores e autoras, bem como coordenadoras que ajudaram a organizar a obra.

Palavras-chave: Ensino de História, Dicionário, Formação de Professores de História.

Diálogos na prática – Resenha de Brenda Kerolle (UFS) sobre o “Dicionário do Ensino de História”, organizado por Marieta de Moraes Ferreira e Margarida Maria Dias de Oliveira Read More »

Resumo: Esboço Histórico e Geográfico do Baixo São Francisco, é a publicação do manuscrito do mesmo nome, escrito por Antônio Xavier de Assis e organizado por Carlos Pinna de Assis e Gilfrancisco dos Santos. A obra de perspectiva geográfica e historiográfica, aborda a vida em torno do Rio São Francisco, entre os séculos XVII e XIX.

Palavras-chave: Rio São Francisco, Baixo São Francisco, Colonização.

Memórias do Velho Chico — Resenha de Antônio Fernando de Araújo Sá (UFS), sobre o livro “Esboço Histórico e Geográfico do Baixo São Francisco”, de Antônio Xavier de Assis, organizado por Carlos Pinna de Assis e Gilfrancisco dos Santos Read More »

Resumo: “Educação no sertão: memórias e experiências das professoras no alto sertão sergipano (1950 – 1970)”, é o livro de Cácia Valeria de Rezende que aborda a trajetória de professoras que atuam no semiárido do estado de Sergipe, pondo ênfase nos projetos e práticas pedagógicas de combate ao analfabetismo entre crianças, jovens e adultos.

Palavras-chave: Professoras, Alfabetização, MOBRAL.

Erudição sertaneja – Resenha de Marcelo Santos Nascimento (UFS) e Raul Soares Bomfim (UFS), sobre o livro “Educação no sertão: memórias e experiências das professoras no alto sertão sergipano (1950 – 1970)” organizado por Cacia Valeria de Rezende Read More »

Resumo: Escravos, marinheiros e intermediários do tráfico negreiro de Angola ao Rio de Janeiro (1780–1860), de Jaime Rodrigues, explora a organização do comércio de africanos escravizados, durante os séculos XVIII e XIX, entre Angla e Brasil, pondo ênfase nas “negociações e conflitos”, nas embarcações, nos protagonistas “marinheiros” e “africanos”.

Palavras-chave: Africanos, Marinheiros, Tráfico Negreiro.

Longa travessia – resenha de Daniel Costa (UNIFESP), sobre o livro “Escravos, marinheiros e intermediários do tráfico negreiro de Angola ao Rio de Janeiro (1780–1860), de Jaime Rodrigues Read More »

Resumo: A obra vem ampliar significativamente os estudos sobre o trabalho do músico no Brasil. O autor apresenta com o rigor do método materialista histórico dialético a trajetória de músicos trabalhadores migrantes que viveram entre as beiradas dos rios e a capital do estado do Amazonas e revela as motivações relacionadas à subsistência desses trabalhadores no trânsito entre o ambiente rural e o urbano amazonense e sua subordinação ao processo de produção capitalista.

Palavras-chave: Músicos trabalhadores, Amazonas, Modo de produção capitalista.

Harmonia e esforço objetivado – Resenha de Luciana Requião (IEAR/UFF), sobre o livro “Das Beiradas ao Beiradão – a música dos trabalhadores migrantes no Amazonas”, de Bernardo Mesquita Read More »

Resumo: A cuia e a bengala: histórias, memórias e trajetórias de pessoas cegas em Salvador, em busca de inserção econômica e autodeterminação social (1963-1993), de José Jorge Andrade Damasceno problematiza o preconceito e explora o empoderamento das pessoas cegas na sociedade contemporânea.

Palavras – chave: Pessoas cegas, Preconceito, Deficiência visual.

Deficiência visual em questão – Resenha de Luiz Fernando de Carvalho Reis (FAI) sobre o livro “A cuia e a bengala: histórias, memórias e trajetórias de pessoas cegas em Salvador, em busca de inserção econômica e autodeterminação social (1963-1993)”, de José Jorge Andrade Damasceno Read More »

Resumo: História e Arte: temporalidades do sensível, explora a relação historiografia e estética. Trata-se de uma coletânea organizada por Ana Lúcia Vilela e Maria Elizia Borges que explora a experiência cognitiva e estética de autores como Ernst Kris, Eduard Fuchs, Aby Warburg, Georges Didi-Huberman, Glauber Rocha e Machado de Assis.

Palavras-chave: Historiografia, Estética, Arte.

Historiadores estetas – Resenha de Mileny Santos Xavier sobre a livro “História e Arte: temporalidades do sensível”, organizado por Ana Lúcia Vilela e Maria Elizia Borges Read More »

Resumo: Sob os tempos do equinócio : oito mil anos de história da Amazônia Central”, é o mais recente trabalho de Eduardo Góes Neves. No texto, o historiador, arqueólogo e antropólogo conta a história da ocupação da Amazônia central ao longo de oito mil anos, abrangendo o período de refúgio entre indígenas e europeus.

Palavras-chave::Arqueologia da Amazônia central, Floresta, Lixo orgânico.

A ação humana no tempo — Resenha de Fábio Alves dos Santos (UFS) para o livro “Sob os tempos do equinócio: oito mil anos de história da Amazônia Central”, de Eduardo Góes Neves Read More »