Europa - Portugal

Resumo: No livro “História do Português”, Carlos Alberto Faraco explora a a trajetória da língua portuguesa desde o latim vulgar até sua consolidação moderna. A obra é elogiada pela abordagem histórica e didática, mas criticada por sua densidade, exigindo conhecimentos prévios em linguística.

Palavras-chave: língua portuguesa; evolução linguística; história cultural.

O vernáculo em perspectiva temporal – Resenha de Mirelle Santos (UFS), sobre o livro “História do Português”, de Carlos Alberto Faraco Read More »

Resumo: “As Origens da Canção Urbana”, de José Ramos Tinhorão, explora a evolução da canção nos centros urbanos usando fontes diversificadas. Embora ofereça insights valiosos sobre influências sociais e econômicas na música, a obra de Tinhorão é criticada por sua linguagem densa e conclusões por vezes indeterminadas.

Palavras-chave: canção urbana; história da música; MPB.

Cantando pelas cidades – Resenha de Pedro Aune (EM Villa Lobos) sobre o livro “As origens da canção urbana”, de José Ramos Tinhorão Read More »

Resumo: O livro Independência do Brasil: a história que não terminou, organizado pelos professores Mazzeo e Pericás, apresenta 12 artigos que refletem sobre o processo de Independência do Brasil com base em autores clássicos. A obra busca novas ponderações e elementos que ampliam a abordagem crítica sobre o fenômeno histórico.

Palavras-chave: Independência do Brasil, Historiografia, Comemorações.

Comemorar o quê? – Resenha de Daniel Costa (UNIFESP) sobre “Independência do Brasil: a história que não terminou”, de Antonio Carlos Mazzeo e Luiz Bernardo Pericás Read More »

Resenhado por Vanessa Spinosa (UFRN) | ID Orcid: 0000-0003-1736-4110 e Ana Amélia Rodrigues de Oliveira (IFCE/UFC) | ID Orcid: 0000-0002-3985-4877. História e Internet é um trabalho coletivo de profissionais que atuam no campo do Ensino de História. O livro é estruturado em sete capítulos, escritos individualmente ou em co-autoria, prefaciado pela historiadora Aléxia de Pádua e

Aprendizagem histórica nas redes – Resenha de “Ensino de História e internet: aprendizagens conectadas”, organizado por Osvaldo Rodrigues Junior e Marcelo Fronza Read More »