Resumo: "Uma teoria feminista da violência", escrito por Françoise Vergès, explora o feminismo decolonial e critica o feminismo branco-burguês. A obra enfatiza as desigualdades enfrentadas por mulheres racializadas e a importância de políticas públicas inclusivas. Destaca-se pela crítica à violência estatal e a convocação para o combate às violências sistêmicas. Palavras-chave: Teoria Feminista, Violência, Feminismo...
Viviane Andrade Passos (SEMED-NSG/UFS)
Viviane Andrade Passos é professora do Colégio Estadual Cícero Bezerra, da Escola Municipal Tiradentes no município de (Nossa Senhora da Glória- SE) e aluna do Mestrado em Ensino de História da Universidade Federal de Sergipe. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7026713252936689; Orcid: https://orcid.org/0000-0003-4077-3916; Facebook: /viviane.andrade.56863; Instagran: vivi.andrade_23; Email: viviane-andrade22@hotmail.com
Resenhas publicadas em Crítica Historiográfica
Amor revolucionário e feminismo decolonial — Resenha de Viviane Andrade Passos (UFS) sobre o livro “Uma teoria feminista da violência”, de Françoise Vergès
Proposta crítica e multidimensional para um novo feminismo – Resenha de “Um Feminismo Decolonial”, de Françoise Vergès
Resenhado por Viviane Andrade Passos (SEMED-NSG/UFS) | ID: https://orcid.org/0000-0003-4077-3916. Un féminisme décolonial, [Um Feminismo Decolonial], de Françoise Vergés, reivindica uma teoria multidimensional do movimento feminista: antirracista, antipatriarcal, anticolonial e anticapitalista. O livro também tece críticas ao movimento feminista civilizatório. Apresentado inicialmente por Flávia Rios, no texto ‘Por um feminismo radical’, traduzido por Jamille Pinheiro Dias…
O digital no ensino – Resenha de “Ensino de História e Historiografia escolar digital”, de Marcella Albaine Farias da Costa
Resenhado por Viviane Andrade Passos (SEMED-NSG/UFS), Johnny Gomes (SEED-AL/UFS), Elemi Santos (SEED-BA/UFS), Douglas Silva (SEED-SE/UFS) | 29 abril 2022. Ensino de História e Historiografia escolar digital, de Marcella Albaine Farias da Costa, como explicitado no título, discute a relação entre os fenômenos da Historiografia escolar digital e a prática do Ensino de História em escolas…